1o. Concurso de Ideias
Incubadora de
Empresas “José João Sans”
Núcleo de Inovação
Tecnológica – NIT
Unimep
EDITAL
1. Condições de participação
Poderão participar alunos e
ex-alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba.
Os projetos deverão ser apresentados por equipes formadas por até quatro
membros.
Na composição da equipe é
obrigatória a inscrição de pelo menos um aluno, atualmente matriculado. Este
representante será o líder do projeto junto a Incubadora.
Os grupos poderão ser formados
por componentes de cursos e unidades diferentes, não havendo obrigatoriedade
dos candidatos serem da mesma unidade e/ou curso.
As equipes deverão apresentar
uma Ideia que tenha como base o
projeto de desenvolvimento de um novo produto ou serviço inovador.
Para este concurso serão aceitas, excepcionalmente, ideias de pessoas não vinculadas à Unimep.
Para este concurso serão aceitas, excepcionalmente, ideias de pessoas não vinculadas à Unimep.
2. Prêmio:
O prêmio no 1o. Concurso de
Ideias é uma vaga no curso “Aprendendo a Empreender” a ser ministrado durante a
semana tecnológica FEAU, sob coordenação do SEBRAE.
Também será oferecida a
possibilidade de uma vaga para pré-incubação em instalações e infra-estrutura
de suporte oferecidas pela Incubadora de Empresas “José João Sans”. A
pré-incubação viabiliza o uso do “Estúdio de Desenvolvimento do Produto”.
3. Direitos e deveres do pré-incubado
As equipes pré-incubadas receberão
acesso a um espaço de trabalho constituído de, uma mesa, cadeira, armário,
computador, e sistemas de informática, de uso compartilhado, em horários
pré-determinados.
Obs.: O uso dos recursos está
restrito ao desenvolvimento dos produtos/serviços propostos no Projeto, sendo
vedada sua utilização para qualquer outra atividade.
As equipes pré-incubadas poderão
solicitar recursos de laboratório, estúdio e equipamento, e recursos
audiovisuais, para execução do projeto proposto, que serão oferecidos pela
Incubadora e seus parceiros de acordo com suas possibilidades e, sujeitos a
agendamento com as unidades responsáveis.
Os pré-incubados têm como dever:
cumprir horários, participar de atividades, palestras, cursos e visitas, bem
como, cumprir o cronograma do projeto de acordo com condições a serem
estabelecidas em instrumento próprio. Os pré-incubados deverão também preservar
e manter em ordem todos equipamentos e recursos oferecidos pela Incubadora, bem
como zelar pela imagem institucional da Unimep.
3. Inscrições, etapas e datas críticas.
3.1 Inscrições
As inscrições para o 1o.
Concurso de Ideias deverão ser feitas no período de 5 de agosto de 2013 a 31 de
agosto de 2013, exclusivamente através do e-mail: incubadora@santabarbara.sp.gov.br.
O email deve conter:
a) Dados
dos componentes do grupo: nome completo e RA;
b) Descrição
da Ideia com até 100 palavras.
3.2 Etapas do processo de seleção e datas críticas
1ª. Etapa: Inscrição
Inscrição das equipes pela
internet, com preenchimento de dados dos componentes do grupo e envio da
descrição da Ideia, com no máximo
100 palavras, para o e-mail incubadora@santabarbara.sp.gov.br.
2ª. Etapa: Pré-seleção
As ideias apresentadas serão
pré-selecionadas para complemento de informação com divulgação prevista para
até o dia 16 de setembro de 2013.
A pré-seleção de projetos será
feita com base na avaliação técnica e comercial da Ideia e no caráter inovador da proposta.
3ª. Etapa: Complemento
Os projetos pré-selecionados
terão até o dia 15 de outubro de 2013 para complementar as informações
solicitadas pelo júri do concurso.
4ª. Etapa: Seleção de projetos
aprovados para o treinamento
A divulgação dos projetos
selecionados para o treinamento será feita até 31 de outubro de 2013.
As equipes dos projetos selecionados
participarão de treinamento sob supervisão do SEBRAE a ser ministrado nos dias
4 a 9 de novembro de 2013 (juntamente com a Semana de Engenharia e Mostra
Acadêmica, sendo parte integrante desses eventos).
5ª. Etapa Entrega do projeto
Após o treinamento as equipes
deverão entregar uma via impressa do projeto. A entrega deverá ser feita na
Incubadora de Empresas “José João Sans”, Rua Tupis, 1633, Santa Bárbara
d'Oeste. A entrega deverá ser feita até o dia 16 de novembro de 2013.
OBS.: Não serão fornecidas
cópias dos projetos enviados, assim como não haverá devolução dos mesmos ao
final do processo.
6ª. Etapa: Apresentação ao
Comitê Gestor
Os projetos entregues e cuja
equipe participou integralmente do treinamento (4ª. Etapa) serão apresentados
ao Comitê Gestor da Incubadora visando avaliar o interesse, comprometimento,
pró-atividade, e demais características empreendedoras dos candidatos. As datas
e locais das apresentações serão definidas em conjunto com as equipes
aprovadas, não devendo se estender para além de 29 de novembro de 2013.
A ausência de qualquer
integrante da equipe eliminará o projeto do concurso.
7ª. Etapa: Divulgação final
Os projetos aprovados pelo Comitê
Gestor da Incubadora serão informados até o dia 3 de dezembro de 2013.
4. Critérios de seleção
Os critérios de avaliação para
esta etapa são:
Viabilidade técnica do negócio
(20%)
Viabilidade econômica e comercial
do negócio (20%)
Coerência e clareza da proposta
(20%)
Entrevistas (5a. etapa) - (40%)
Os projetos serão julgados por
um júri especialmente formado para esse concurso e composto pelos
patrocinadores e apoiadores da Incubadora de Empresas, ou por seus convidados.
O Comitê é soberano na sua decisão, não cabendo qualquer tipo de recurso.
5. Sigilo
Todas as informações recebidas
dos candidatos serão tratadas como confidenciais pela Incubadora de Empresas
“José João Sans”.
6. Resultado e Assinatura do Termo de Compromisso
O resultado será divulgado no
dia 3 de dezembro 2013.
As equipes classificadas terão
até o dia 14 de dezembro de 2013 para assinar o termo de compromisso com a
Incubadora - Projeto Pré-incubadora; termo este que detalha as condições do
apoio a ser concedido aos projetos classificados, bem como os direitos e
obrigações das equipes durante o processo de pré-incubação.
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